Se você está procurando por um destino que combina beleza natural, biodiversidade e ecoturismo, a Floresta Nacional do Tapajós é o seu lugar!
Explore a Floresta Nacional do Tapajós e a rica cultura indígena em um dos mais belos recantos da Amazônia. Essa floresta em Santarém é um verdadeiro refúgio ecológico, onde você pode encontrar diversas trilhas, se maravilhar com a fauna e flora locais e mergulhar nas águas cristalinas dos rios que cortam a região. No post de hoje vamos falar sobre essa incrível florestal no coração do Pará!
Dicas para quem vai visitar a Floresta Nacional dos Tapajós
A Floresta Nacional do Tapajós, ou “Flona” como é conhecida, está situada no coração do Pará, bem pertinho da cidade de Santarém. A floresta está em uma reserva com mais de 527 mil hectares. Por ali, você verá espécies incríveis da fauna e flora da Amazônia, como a majestosa Sumaúma (conhecida como a “árvore da vida” pelos indígenas) e a Seringueira, além de muitas outras plantas curiosas.
A Floresta Nacional do Tapajós é composta por diferentes tipos de vegetação, campos naturais e várzeas. Essa diversidade de habitats proporciona abrigo para uma variedade de espécies animais, como macacos, antas, onças-pintadas, aves e peixes.
Trilhas e aventuras
Se você é daqueles que adoram uma boa caminhada, vai adorar o passeio. A Flona oferece diversas trilhas que variam em dificuldade e extensão, perfeitas tanto para iniciantes quanto para os mais experientes. Você sabia que por lá vivem mais de 600 espécies de aves? Isso mesmo, 600! Desde os majestosos gaviões-reais até os simpáticos tucanos e araras, o céu da Floresta Nacional do Tapajós é um verdadeiro espetáculo de cores e cantos. E não para por aí. A flora também é riquíssima, com árvores imponentes como a sumaúma, castanheiras e seringueiras.
Comunidades da região
A Floresta Nacional do Tapajós não é só natureza. Por lá vivem cerca de 23 comunidades e três aldeias indígenas da etnia Munduruku. Habitam a região comunidades como a de Jamaraquá, situada no local em que a floresta ganha o nome de Flona Jamaraquá, além da Maguari e São Domingos. Ao visitar uma dessas comunidades, você pode aprender sobre seus modos de vida e ouvir histórias antigas. É uma oportunidade imperdível para entender a relação profunda que essas comunidades têm com a floresta.
Melhor época para visitar a Floresta Nacional do Tapajós
Agora que você está convencido de que a Floresta Nacional do Tapajós é o seu próximo destino, aqui vão algumas dicas para planejar sua visita. A melhor época para ir é durante a estação seca, de agosto a dezembro, quando as trilhas estão mais acessíveis e as praias fluviais no seu melhor nível. Lembre-se de levar roupas leves, mas de manga longa para se proteger dos mosquitos, e bastante repelente. Ah, e não se esqueça da câmera – você vai querer registrar cada momento dessa aventura!
Onde se hospedar em Santarém-PA
Para sua hospedagem em Santarém, conte com o aconchego do Hotel Açay.
Com uma equipe que cuida dos mínimos detalhes, você terá uma excelente experiência em nossos ambientes, além do café da manhã incluído em todas as diárias.
O Hotel Açay oferece acomodações cheias de conforto, atendimento diferenciado e acolhedor e ainda garante suas refeições com um restaurante que não deixa a desejar quando o assunto é comida típica paraense. Vale a pena experimentar.
Para saber mais detalhes do hotel, acesse nosso site. Aproveite e garanta sua reserva.