Saiba mais sobre o Museu de Arte Sacra em Santarém

FAÇA SUA RESERVA

Melhor Preço Garantido

saiba mais sobre o museu de arte sacra em santarem

Santarém e Alter do Chão têm se tornado cidades requisitadas pelos turistas nacionais e internacionais, o extenso trecho da Floresta Amazônica e os rios que envolvem a cidade são os principais motivos para isso, além da presença de Tribos Indígenas, que acabam atraindo curiosos sobre o estilo de vida dos índios. Mas para quem gosta de história e cultura, o destino também é encantador. Temos o Museu de Arte Sacra em Santarém, um ótimo local para “cavar” um pouco da história regional. Vamos saber mais?

Museu de Arte Sacra em Santarém

Localizado ao lado da Cúria Diocesana e pertencente ao complexo da Catedral, que também abrange o Centro Diocesano de Pastoral e a Casa Paroquial, encontra-se o Museu de História e Arte Sacra da Diocese de Santarém. 

O prédio que abriga o Museu foi construído no Século XIX e já serviu de residência do sr. Domingos Veloso, popularmente conhecido como “Mingote”, e como casa comercial, antes de ser adquirido pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição

A Paróquia adquiriu o prédio com o intuito de usá-lo como barraca da Festa do Arraial de Nossa Senhora da Conceição, no entanto, após uma reforma interna, o andar térreo do local foi transformado em salão paroquial e os outros andares passaram a acomodar salas de reunião e catequese. 

Do prédio original, somente a fachada está mantida. 

Foi em 2002 que a Diocese de Santarém, em vista das comemorações do Centenário da mesma, decidiu transformar o andar térreo em um Museu. Para tanto foi realizada uma nova reforma e as adaptações necessárias. 

Dom Lino Vombommel, Bispo de Santarém, é o idealizador do Museu. Considerada a nova residência da Cultura Religiosa Santarena, o Museu de Arte Sacra em Santarém foi inaugurado no dia 22 de junho de 2003, no 342º aniversário da cidade.

O principal objetivo do Museu de História e Arte Sacra é o de catalogar e guardar boa parte do acervo de cultura religiosa e documental da Diocese de Santarém, já que nas três últimas décadas do século XX, boa parte do acervo foi destruído ou extraviado para as mãos de colecionadores que moram fora da região. 

Aliás, é mencionado nessas histórias sobre o acervo, o roubo das imagens da Igreja de Alter do Chão.

Atualmente, o Museu de Arte Sacra em Santarém tem um dos acervos mais diversificados da Região Norte, incluindo imagens sacras, objetos de culto, documentos, pinturas, além de muitas fotografias que nos remetem ao passado da Igreja Católica e do município de Santarém. 

Preciosidades ocultas em capelas e residências, algumas com mais de dois séculos, foram doadas ou emprestadas ao Museu valorizando ainda mais o patrimônio. A entidade mantenedora do Museu é a Fundação Cultural Dom Tiago Ryan.

O Museu recebe visitas apenas pela parte da manhã, de terça a sábado, das 8h às 11h30. 

O Museu de Arte Sacra em Santarém fica a apenas 4,4 km de distância do Hotel Açay.

Hotel Açay

É com o Hotel Açay que você terá uma excelente experiência de hospedagem em Santarém

Nossas acomodações proporcionam muito aconchego e o café da manhã incluído em todas as diárias é delicioso.

Para completar, temos um restaurante com gastronomia típica, proporcionando mais experiências a sua passagem pela região. 

Acesse nosso site para saber mais e venha nos visitar. Você será muito bem-vindo por aqui.

Talvez você goste também:

Conheça Nossas Promoções Exclusivas...

Rolar para cima

Políticas de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com nossa política de privacidade.

Promoções Incríveis

Cadastre seu email e receba ofertas exclusivas.