Saiba tudo sobre Santarém no Pará
Está com viagem marcada para Santarém, no Pará? Saiba tudo sobre a região e como aproveitá-la, independentemente do motivo da sua viagem.
Tudo sobre Santarém no Pará e como aproveitar a região
Santarém no Pará era uma aldeia dos índios Tapajós, mas atualmente é a terceira maior cidade no estado, com cerca de 300 mil habitantes, no entanto, apesar do desenvolvimento, não perdeu seus costumes e suas tradições, graças à localização privilegiada – exatamente na confluência entre os rios Tapajós e Amazonas, um dos lugares mais bonitos do Pará.
E é de frente para o rio Tapajós que está a área mais agradável de Santarém, num calçadão beira-rio muito convidativo para caminhadas, compras de artesanato, além dos quiosques com delícias típicas e o ambiente perfeito para apreciar o pôr do sol. É neste calçadão também que os passeios de barco podem ser contratados.
É dali que saem passeios para o encontro das águas do Rio Tapajós com o Rio Amazonas. Para diferenciá-los, saiba que às margens da orla está o Tapajós, com águas claras e quentes. Já do outro lado vem o Amazonas, com águas barrentas e frias. Elas correm paralelas por uma longa extensão e não se misturam, incrível, não é?!
No mesmo passeio você terá a oportunidade de observar e se alegrar com os botos cor-de-rosa e com os botos cinza, que adoram se exibir para os turistas. Eles aproveitam a fartura de peixes nas águas do Amazonas.
Depois do passeio de barco, você pode aproveitar para conhecer a cultura e a história da região. Saindo do terminal fluvial, basta atravessar a Avenida Tapajós e você estará no Centro Cultural João Fona, uma construção do século XIX que já serviu como presídio e prefeitura, mas hoje abriga móveis, objetos históricos e um acervo de cerâmicas arqueológicas das populações indígenas que habitavam a região.
Que tal saborear os pratos regionais do Pará? Além do restaurante do Hotel Açay, há várias opções pela cidade, servindo pratos com pirarucus, surubins e tambaquis, a maioria acompanhados pelo tucupi, sumo extraído da mandioca; e pelo jambu, uma folha que dá uma leve dormência na boca.
Em Santarém ainda é possível aproveitar a Praia do Maracanã, dar uma esticadinha até Alter do Chão, conhecer o trabalho do Zoounama, aproveitar o Parque da Cidade, visitar os museus e conhecer mais sobre a história de Santarém e curtir o fim do dia na Praça Mirante do Tapajós.
Links relacionados:
Praia do Maracanã em Santarém com hospedagem no Acay Apart Hotel
Conheça o trabalho do Zoologico da Unama em Santarém
Aproveite o Parque da Cidade de Santarém
No blog do Hotel Açay compartilhamos diversas dicas sobre como aproveitar a região e você pode montar o roteiro perfeito, de acordo com a disponibilidade do seu tempo na cidade.
Aproveite também para conferir todos os detalhes do hotel e garantir sua reserva.
Não importa se você vem a Santarém, no Pará, para uma viagem de negócios ou para o turismo, se organizar direitinho, dá para conhecer as principais maravilhas da região.
Estamos te esperando!