Onde ver botos em Santarém – PA

FAÇA SUA RESERVA

Melhor Preço Garantido

Onde ver botos em Santarem PA

Botos da Amazônia

Os botos, também chamados de golfinhos fluviais, podem ser encontrados somente no norte da América do Sul e no continente da Ásia. Os botos são semelhantes aos golfinhos, da ordem Cetacea, eles são filogeneticamente distintos um do outro, isso significa que houve uma divergência na evolução, dividindo uma espécie em duas.

Essa evolução ocorreu ao longo de milhões de anos, e apesar dos golfinhos serem do mar, algumas espécies se adaptaram tão bem aos habitats de água doce, que agora são muito diferentes de seus ancestrais marinhos. São os botos.

Os botos da Amazônia são nativos da região amazônica, ou seja, são endêmicos. 

Eles estão ameaçados de extinção pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). Nos últimos anos, a população de botos da Amazônia se encontrou ameaçada por pescadores, já que sua carne e gordura são utilizadas como isca na pesca do peixe bagre, denominado de Piracatinga, muito comercializado no mercado externo.

Para minimizar a ameaça aos botos, a pesca e a comercialização da Piracatinga foi proibida em 2015. Mas além da pesca direta dos botos, existe outra ameaça a eles: a captura acidental em redes de pesca. 

Como forma de proteger os botos, o Ecoturismo é uma atividade econômica que vem crescendo e sensibiliza e conscientiza os turistas sobre a importância da proteção da espécie, ela é voltada para a interação e alimentação do animal. No entanto, a atividade ainda não tem regulamento sólido. É dessa maneira que você pode ver e interagir com os botos em Santarém.

E onde ver botos em Santarém?

Se você já conhece Santarém, sabe que uma das áreas mais agradáveis da cidade é o calçadão beira-rio, que convida para caminhadas que levam ao Terminal Fluvial Turístico. Se ainda não conhece, já pode incluir esse passeio em seu roteiro. 

O calçadão e o píer oferecem quiosques, artesanato, muita história e cultura sobre a região, além, é claro, da incrível vista para o Rio Tapajós. 

É dali que saem passeios para o encontro das águas do Tapajós e Amazonas. Elas correm paralelas por uma longa extensão, mas não se misturam. Já falamos sobre esse fenômeno aqui, você viu?

E é no mesmo passeio que famílias de botos cor-de-rosa e de botos cinza, exibem-se para os turistas e aproveitam a fartura de peixes nas águas do Rio Amazonas para se alimentar. 

É nesse passeio que você e sua família terão a oportunidade de se encontrar com esse mamíferos tão dóceis, carismáticos e que estão entre os principais ícones da região amazônica. 

Por aqui tem muito mais para conhecer, mas se você vier à região, não deixe de programar um encontro com os botos em Santarém. Temos certeza que a experiência será incrível. 

E para organizar o roteiro completo por Santarém, confira o blog do Hotel Açaí, com diversas dicas de passeios e atrativos turísticos do destino. 

Para sua hospedagem, o próprio Hotel Açaí convida para o descanso. No site você pode conferir melhor sobre o conforto dos quartos, a localização e todos os detalhes para uma viagem impecável a Santarém. 

Vem, nós – e os botos, estamos te esperando.

Talvez você goste também:

Conheça Nossas Promoções Exclusivas...

Políticas de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com nossa política de privacidade.

Promoções Incríveis

Cadastre seu email e receba ofertas exclusivas.