Melhores passeios de Santarém – PA

Santarém é porta de entrada para quem deseja visitar Alter do Chão, uma vila com belezas naturais e cenários banhados pelo Rio Tapajós. Mas Alter do Chão não é a única opção turística para quem visita Santarém. Na verdade, é no município que está o porto que recebe os barcos que percorrem o Rio Amazonas entre Belém, Santarém e Manaus, com isso, a região tem se destacado por receber turistas de diversos cantos e, é claro, tem crescido em infraestrutura para o turismo. Dito isso, vamos conhecer os melhores passeios de Santarém, no Pará?
Santarém
Cercada por uma natureza exuberante e encravada na Floresta Amazônica, banhada pelos rios Amazonas e Tapajós, Santarém conta com 300 mil habitantes e é uma das mais importantes cidades do Pará.
Acredite, Santarém era uma antiga aldeia dos índios Tapajós, hoje, é a terceira maior cidade no estado do Pará.
Para conhecer as belezas de Santarém, nós indicamos que você comece pela orla à beira-rio, local em que será possível acompanhar o movimento dos barcos, degustar alguns petiscos típicos e se encantar com o espetáculo do encontro das águas do Rio Amazonas com o Rio Tapajós, que acontece de frente para a cidade.
Calçadão beira-rio
De frente para o Rio Tapajós, é no calçadão beira-rio que tudo acontece. É, sem dúvida, a área mais agradável de Santarém, convidativo para boas caminhadas com destino ao Terminal Fluvial Turístico, onde você encontrará artesanato típico, onde poderá contratar passeios de barco, além de encontrar quiosques com vista privilegiada para apreciar o pôr do sol.
Passeio encontro das águas em Santarém
É do Terminal Fluvial Turístico que saem os passeios de barco para o encontro das águas do Rio Tapajós com o Rio Amazonas. Para distingui-los, saiba que margeando a orla está o Tapajós, com águas claras e quentes. Do outro lado, um pouco mais distante, vem o Amazonas, com suas águas barrentas e frias. As águas correm paralelas por longa extensão e não se misturam. É um verdadeiro espetáculo.
Neste mesmo passeio você ainda terá a oportunidade ver botos cor-de-rosa e botos cinza se exibindo para os turistas. Eles se alimentam da fartura de peixes do Rio Amazonas.
Centro Cultural João Fona
Saindo do Terminal Fluvial, atravesse a Avenida Tapajós para chegar no Centro Cultural João Fona, uma belíssima construção do século XIX. O casarão, que já foi presídio e prefeitura, atualmente é um Museu que abriga móveis e objetos históricos, além de um lindo acervo de cerâmicas arqueológicas das populações indígenas que antigamente habitavam a região – lembra que mencionamos lá em cima que Santarém era uma antiga aldeia de índios Tapajós?
Mercadão 2000
Bem próximo ao Centro Cultural João Fona está o Mercadão 2000, ali você encontrará peixes, frutas, legumes, farinha de mandioca e temperos que garantem o sabor da culinária paraense. Como todo bom mercado público, é um ótimo passeio para conhecer e garantir itens culturais e regionais.
Hospedagem em Santarém
Para sua hospedagem em Santarém, o Hotel Açay é uma opção que tem se destacado nos principais canais de Avaliação relacionados ao turismo, como o Google Meu Negócio e Tripadvisor.
É no Hotel Açay que você encontrará conforto para o seu descanso, um excelente atendimento, um delicioso café da manhã e uma localização privilegiada.
Acesse o site para conferir todos os detalhes e garantir sua reserva.
Vamos adorar te receber e ajudar a garantir as melhores experiências em Santarém.
Vem!